COMO IDENTIFICAR A INSÔNIA?
De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia. Isso mostra que para um número expressivo de pessoas, deitar e dormir algumas horas, todas as noites, é um grande desafio.
A insônia é a queixa mais comum entre os distúrbios do sono. E ela pode se manifestar de diferentes formas, como dificuldade para adormecer, dificuldade para manter o sono ou despertar precoce
Entre as consequências negativas desse distúrbio, pode haver a perda de memória e concentração ao longo do dia, baixa produtividade no trabalho, além de alterações constantes de humor, bem como prejuízos para o convívio social. Sendo assim, fica evidente que a boa qualidade do sono é essencial para uma vida saudável e feliz.
Mas afinal, como identificar a insônia? Nesse texto, você conhecerá as causas mais comuns dessa doença, além de aprender dicas para melhorar a qualidade do seu sono. Boa leitura!
Quais são as causas mais comuns da insônia?
Todos nós já podemos ter vivenciado uma noite de insônia . Entretanto , o processo de instalação da insônia como transtorno do sono é baseado em três fatores. Como primero fator podemos citar a predisposiçao individual como sexo feminino, fatores geneticos. O segundo fator engloba os fatores precipitadores ou desencadeadores da insônia como a perda de um emprego, fim de um relacionamento, enfim, situações que trazem insegurança e desajuste emocional. O terceiro fator engloba comportamentos e crenças que mantêm e perpetuam a insônia conhecidos como fatores perpetuadores. Além das crenças disfuncionais, os maus hábitos de sono como executar atividades na cama relacionadas ao trabalho , consumo de álcool, nicotina e excesso de cafeína , ficar na cama a espera do sono ou controlar as horas de sono são alguns destes fatores
Os sintomas de insônia podem se manifestar como parte de determinadas condições médicas (sintoma de outra doença), uso de medicamentos e, também, por maus hábitos e falta de uma rotina bem estabelecida (com horários regulares para adormecer e despertar).
Como identificar a insônia?
Existem alguns sinais que indicam um possível quadro de insônia e que devem ser observados pelo paciente, são eles:
- Dificuldade para adormecer à noite;
- Despertares noturnos frequentes;
- Sensação de cansaço mesmo após uma noite de sono;
- Incapacidade de retornar ao sono após um despertar precoce pela manhã;
- Dificuldade para se concentrar nos afazeres diários;
- Ansiedade e irritabilidade.
Como é feito o diagnóstico de insônia?
O diagnóstico da insônia é feito, principalmente, por meio da análise do histórico do paciente, avaliando sua rotina e seus hábitos. Pode ser construído, ainda, um diário do sono, no qual o próprio paciente preenche as informações relativas ao seu sono próximo ao horário de deitar e logo após acordar.
Depois, esses dados são avaliados junto com o especialista. O diário do sono é uma ferramenta que ajuda a identificar o padrão do sono e fatores que podem estar contribuindo para o surgimento da insônia.
Nos casos de suspeita da insônia ser secundária a outros distúrbios do sono (síndrome da apneia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas, etc.) é necessário o exame de polissonografia, que estuda vários parâmetros fisiológicos durante o sono.
Dicas para melhorar o sono
Nesse sentido, existem algumas dicas e mudanças de hábitos que podem ser adotadas para melhorar as noites de sono. Entre elas, manter uma rotina regular, com horários estabelecidos para adormecer e acordar. Além disso, você deve ir para a cama apenas na hora de dormir e quando já estiver com sono.
As atividades físicas são indicadas para reduzir a insônia, mas devem ser feitas durante o dia ou até 4 horas antes do horário de dormir. No jantar, prefira alimentos leves. E na hora de dormir, evite usar o smartphone, computador ou assistir TV. Se você não consegue dormir, evite permanecer por tempo prolongado na cama “”tentando dormir”
Você está sofrendo para dormir? Procure ajuda e recupere a qualidade do sono!
E para acessar outros conteúdos como esse, continue navegando no blog!
Dra. Cláudia Galvão
Medicina do Sono | Otorrinolaringologia
Agendar Consulta
Ligar AgoraAgendar Consulta
Whatsapp